KICKBOXING

Kickboxing


O que é Kickboxing?

não só se refere apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing) como também é um estilo de arte marcial e desporto de combate.

O kickboxing ou full contact é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

Num sentido amplo, há várias artes marciais nomeadas como kickboxing ou full contact, incluindo o adithada (boxe indiano), lethwei (boxe birmanês), assim como o savate (boxe francês). Num sentido restrito, o termo kickboxing é associado ao kickboxing japonês, ao kickboxing americano e estilos ou regras spin-off.

O kickboxing original, assim como maioria das artes marciais derivadas em períodos pós guerras ou de guerras, as lutas marciais ganharam grande impulso no Japão com os samurais. Em sua essência não se tem postos ou faixas, e sim graduações, militares ganhavam essas graduações de acordo com seus postos, quanto mais alto o posto mais alto o conhecimento do combate corpo a corpo. Nas forças armadas até atualmente, ainda pode se encontrar as lutas voltadas não para o caráter da defesa pessoal, mais sim para a forma mais letal das artes marciais, a retirada permanente do oponente.

O kickboxing ou full contact em sentido restrito é muitas vezes confundido com o muay thai (boxe tailandês). Ambos são semelhantes mas com extremas diferenças, não apenas nas regras, mas também na prática. Contudo, o foco do lutador durante a luta é diferente. Nas regras do muay thai, tem os golpes de cotovelos a mais. Já os golpes de joelhos são permitidos tanto no muay thai como na modalidade K-1 do Kickboxing.

Beneficios do Kickboxing:

  • Tonificação muscular: ajuda a tonificar a parte superior e inferior do corpo através dos socos e pontapés dados no saco. Sentimo-nos mais fortes de cada vez que praticamos;
  • Aumento da flexibilidade: antes de começar, alonguem por cerca de 5 minutos para preparar o corpo para os movimentos. Os pontapés que damos durante o exercício também ajudam a construir flexibilidade;
  • Melhor circulação: as aulas de kickboxing aumentam a vossa frequência cardíaca e, consequentemente, acabam por aumentar também a circulação no vosso corpo;
  • Libertação de stress: o stress e a raiva são libertados no saco de boxe;
  • Trabalho de corpo completo: importa combinar o vosso exercício cardio e resistência durante a aula para que consigam trabalhar o corpo por completo;
  • Defesa pessoal: é uma ótima forma de auto-defesa. Vão construir auto-confiança à medida que se tornam cada vez mais fortes;
  • Aumento de frequência cardíaca: a frequência cardíaca mais elevada ajuda a queimar gordura e calorias de forma a perder peso;
  • Melhor equilíbrio: uma vez que damos pontapés apoiados só num pé, vamos construir equilíbrio e estabilidade para dar pontapés mais fortes à medida que o tempo passa;
  • Melhor coordenação: cada set de pontapés e socos ajuda-nos a coordenar os movimentos entre os nossos braços e as nossas pernas para melhorar a coordenação geral;
  • É divertido: o kickboxing é um exercício de alta intensidade que, acompanhado por uma ótima música, é ainda mais divertido!

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